DICAS PARA JURISDIÇÃO VOLUNTÁRIA: COMO HOMOLOGAR UM ACORDO EXTRAJUDICIAL DE ENCERRAMENTO DA RELAÇÃO DE EMPREGO.

Para a homologação de um acordo extrajudicial é necessário à representação das partes por advogado.

          Mas, atenção: As partes não poderão ser representadas por advogado comum, para evitar conflito de interesses.

          Esta facilidade introduzida pela Lei 13.467/2017 terá início terá início por petição conjunta, especificando os valores devidos.

          É preciso ter atenção por que logo na inicial cabe ao empregador, sob pena de multa equivalente ao último salário do empregado devidamente corrigido.

          Adotar as seguintes diligências:

          1 Proceder à anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social, comunicar a dispensa aos órgãos competentes e realizar o pagamento das verbas rescisórias.

          2 E, ainda, entregar ao empregado de documentos que comprovem a comunicação da extinção contratual aos órgãos competentes bem como o pagamento dos valores constantes do instrumento de rescisão ou recibo de quitação que deverão ser efetuados até dez dias contados a partir do término do contrato. 

          Observadas as formalidades, no prazo de quinze dias a contar da distribuição da petição, o juiz analisará o acordo, designará audiência se entender necessário e proferirá sentença.

          Para maiores informações entre em contato conosco: romaniadvogados@gmail.com

5 Replies to “DICAS PARA JURISDIÇÃO VOLUNTÁRIA: COMO HOMOLOGAR UM ACORDO EXTRAJUDICIAL DE ENCERRAMENTO DA RELAÇÃO DE EMPREGO.”

  1. ótima dica. muitas pessoas preferem fazer da rescisão uma guerra. é muito melhor que seja feita desta maneira. desde que seja justo para ambas as partes por este motivo empregado e empregador devem ter procuradores distintos.

  2. sim. é preciso ter advogados diferentes. já soube de casos em que tentaram “burlar” a regra e o juiz não homologou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *