HAMBURGUERIA É RESPONSÁVEL POR ACIDENTE DE TRAJETO QUE DEIXOU ATENDENTE PARAPLÉGICO EMPREGADO DORMIU PILOTANDO MOTO APÓS JORNADA NOTURNA EXAUSTIVA.

15/4/24 – A Subseção I Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1) do Tribunal Superior do Trabalho reconheceu a responsabilidade da FCD Hambúrgueres Comércio de Alimentos Ltda. (Rede Bob’s) pelo acidente sofrido por um atendente de balcão da loja do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), após uma jornada de trabalho exaustiva. Ele dormiu enquanto Leia mais… »

INFRAERO DEVE PAGAR ADICIONAL DE PERICULOSIDADE A AEROPORTUÁRIO SEM CONSIDERAR PRAZO PRESCRICIONAL, CONFORME NORMA COLETIVA (3ª TURMA DO TST). PARA A 3ª TURMA DO TST, CONTEÚDO DE CLÁUSULA COLETIVA NÃO ERA COMPATÍVEL COM PRESCRIÇÃO QUINQUENAL.

15/01/24 – A Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho condenou a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) a pagar, a um operador de serviços aeroportuários de São Paulo, adicional de periculosidade retroativo ao momento em que as condições perigosas de trabalho foram identificadas, afastando a prescrição quinquenal.    Para o colegiado, uma cláusula de acordo Leia mais… »

DICAS PARA JURISDIÇÃO VOLUNTÁRIA: COMO HOMOLOGAR UM ACORDO EXTRAJUDICIAL DE ENCERRAMENTO DA RELAÇÃO DE EMPREGO.

Para a homologação de um acordo extrajudicial é necessário à representação das partes por advogado.           Mas, atenção: As partes não poderão ser representadas por advogado comum, para evitar conflito de interesses.           Esta facilidade introduzida pela Lei 13.467/2017 terá início terá início por petição conjunta, especificando os valores devidos.           É preciso ter atenção Leia mais… »

Penhora de imóvel alugado para pagamento de dívidas é mantida (Devedora não comprovou que renda da locação era para subsistência ou moradia)

Sexta Turma do Tribunal Superior do Trabalho manteve a penhora de um imóvel da sócia de uma microempresa locadora de veículos de Porto Alegre (RS) para pagamento de dívidas trabalhistas. O apartamento estava alugado, e, com base nas informações registradas no processo, o colegiado concluiu que não ficou demonstrado que a renda do aluguel fosse Leia mais… »

MARCO CIVIL DA INTERNET: A quebra do sigilo dos registros de acesso a aplicações de internet somente pode ocorrer por determinação judicial. Decisão 3ª Turma do STJ.

CIVIL. RECURSO ESPECIAL. AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER. FORNECIMENTO DE REGISTROS DE ACESSO A APLICAÇÕES. MARCO CIVIL DA INTERNET. PREQUESTIONAMENTO. AUSÊNCIA EM PARTE. PRAZO DE GUARDA DOS REGISTROS. REQUERIMENTO INTEMPESTIVO. QUEBRA DE SIGILO. NECESSIDADE DE PREENCHIMENTO DOS REQUISITOS LEGAIS. 1. Ação de obrigação de fazer ajuizada em 10/01/2017, da qual foi extraído o presente recurso Leia mais… »

AFASTADA PENHORA DE CASA CONSTRUÍDA EM TERRENO DE MICROEMPRESA DEVEDORA (A CASA SERVE DE RESIDÊNCIA À FAMÍLIA DO FILHO DE UM DOS SÓCIOS). DECISÃO DA 6ª TURMA DO TST.

20/10/22 – A Sexta Turma do Tribunal Superior do Trabalho anulou a penhora de um imóvel que pertence a uma microempresa de Caxias do Sul (RS), mas serve de residência para o filho de um de seus sócios. Para o colegiado, a lei que considera impenhorável o bem de família se aplica, também, a terceiros que Leia mais… »

DECISÃO DA SEGUNDA TURMA DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO: TRABALHADOR COM HEPATITE C SERÁ REINTEGRADO AO EMPREGO POR CAUSA DE DISPENSA DISCRIMINATÓRIA (A EMPRESA NÃO COMPROVOU OUTRA MOTIVAÇÃO PARA DISPENSAR O EMPREGADO).

15/7/2022 – A Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho determinou a reintegração de um analista da ABB Brasil Ltda.  ao emprego, em Osasco (SP). Ele foi demitido por ser portador de hepatite C. A doença é considerada grave, e a jurisprudência do TST entende que há presunção de dispensa discriminatória nesses casos. O empregador Leia mais… »

EMPRESA DE ÔNIBUS DO DF É CONDENADA POR DESCUMPRIR NORMAS DE SAÚDE PARA MOTORISTAS, DECISÃO DA SEXTA TURMA DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO

01/04/22 – A Sexta Turma do Tribunal Superior do Trabalho condenou a Viação Planeta Ltda., de Brasília (DF), ao pagamento de indenização de R$ 500 mil por dano moral coletivo, em razão do descumprimento das exigências básicas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) sobre isolamento térmico e acústico dos motores dos ônibus, além da falta Leia mais… »

PROFESSOR DE QUÍMICA RECEBERÁ ADICIONAL DE INSALUBRIDADE POR CONTATO COM PRODUTOS NOCIVOS. DURANTE AS AULAS EM LABORATÓRIO, ELE TINHA DE MANUSEAR ÁCIDOS E ÁLCALIS CÁUSTICOS. DECISÃO DA 2ª TURMA DO TST.

27/09/21 – A Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho rejeitou recurso da Associação Beneficente e Educacional de 1858 (Colégio Farroupilha), de Porto Alegre (RS) contra o deferimento do adicional de insalubridade a um professor de química que ministrava aulas práticas para o ensino médio. De acordo com a perícia, ele tinha contato com agentes químicos Leia mais… »

SIMBA (SISTEMA DE INVESTIGAÇÃO DE MOVIMENTAÇÕES BANCÁRIAS). O SISTEMA QUE PERMITE PROCURAR EVENTUAL PATRIMÔNIO OCULTO DOS DEVEDORES POR MEIO DAS MOVIMENTAÇÕES FINANCEIRAS É ASSEGURADO PELA 2ª TURMA DO TST PARA TENTAR, EM PROCESSO DE EXECUÇÃO, RECEBER CRÉDITOS TRABALHISTAS, ENTENDA O CASO:

A Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho deferiu a uma operadora de telemarketing de São Paulo (SP) a possibilidade de acesso ao Sistema de Investigação de Movimentações Bancárias (Simba) para tentar, em processo de execução, receber créditos trabalhistas em ação contra a Contractors Peopleware and Technology Serviços de Teleatendimento Ltda. De acordo com o Leia mais… »